Princesa de bateria da Acadêmicos do Tatuapé revela ritual com técnica 'vacuum' antes de pisar na avenida
23/01/2026
(Foto: Reprodução) Princesa de bateria da Acadêmicos do Tatuapé, Vivian Cristinelle
Adilson Marques / Edu Graboski / Divulgação
A poucos minutos de entrar na Avenida, a princesa de bateria da Acadêmicos do Tatuapé, Vivian Cristinelle, adota um ritual pouco comum para o público, mas essencial para ela: o chamado vacuum abdominal, contração acentuada do abdômen usada principalmente por fisiculturistas, mas que também caiu nas graças dos praticantes de musculação.
Conhecida como a musa mais sarada do carnaval de São Paulo, Vivian participou na noite desta terça-feira (20) de um ensaio exclusivo dos ritmistas no Sambódromo do Anhembi e contou que ativa a técnica instantes antes de desfilar para manter o abdômen “encaixado”.
“É quase automático pra mim. Antes de entrar eu ativo o abdômen. O corpo responde na hora”, diz.
Com silhueta de atleta fitness, Vivian chama atenção por um shape marcado mais por técnica e disciplina do que por procedimentos estéticos.
LEIA TAMBÉM:
Ivete Sangalo vai puxar bloco de carnaval de rua em São Paulo pela primeira vez
A menos de um mês do carnaval, Prefeitura de SP não divulga trajetos e horários; blocos criticam demora e falta de diálogo
Após colar tapa-sexo com supercola e ser hospitalizada, musa da 3° Milênio diz não querer repetir erro no Sambódromo de SP
Corte do Carnaval 2026 é coroada em final realizada pela Liga-SP
“Nunca fiz cirurgias plásticas nem métodos invasivos. Meu corpo é resultado de treino, consciência corporal e constância. São mais de 20 anos de academia”, afirma.
Vivian conta que pratica a técnica diariamente, geralmente em jejum, hábito que mantém há mais de dez anos. “Sou especialista nisso. Não é milagre, é treino. Quando você entende o corpo, ele responde”, diz.
Além do vacuum, ela mantém uma musculação regular e uma alimentação equilibrada ao longo de todo o ano — com exceção de um dia por semana. Inclusive, depois dos ensaios e do desfile, ela costuma devorar uma pizza inteira. “É para matar a vontade. Tenho o dia do 'lixo'”. Nos meses que antecedem o carnaval, ela ainda reduz açúcar, carboidratos simples e não bebe nada alcoólico.
Para o primeiro ensaio técnico da temporada, marcado para o próximo domingo (25), Vivian já avisa que o corpo será protagonista e diz que o figurino será mínimo e cravejado com brilho. O look vai deixar a barriga negativa à mostra e o bumbum também.
Princesa de bateria da Acadêmicos do Tatuapé, Vivian Cristinelle, praticando a técnica vacuum
Adilson Marques / Edu Graboski / Divulgação
O que é o vacuum abdominal
O vacuum abdominal (ou vácuo abdominal) é uma técnica que tem se popularizado entre fisiculturistas e praticantes de musculação. Ele resulta no fortalecimento da musculatura mais profunda do abdômen e contribui tanto para hipertrofia quanto para reabilitações.
Uma reportagem da editoria "Eu Atleta", do ge, aponta que fortalecimento do músculo transverso do abdômen, através da técnica, ainda contribui para a proteção da coluna e a prevenção de lesões. Um estudo publicado na revista "Journal of Exercise Rehabilitation" em 2019 relaciona a prática de vacuum com a melhora de pacientes com problemas de rotação lombar.
Outro benefício importante é a melhora da postura. Fortalecendo a musculatura central, o vacuum ajuda a estabilizar o tronco e a corrigir desalinhamentos posturais, o que pode reduzir dores nas costas.
Fisiculturistas usam o vacuum para criar uma linha de cintura mais fina e melhorar a apresentação nas poses, mas o exercício também é útil para reabilitação, especialmente após lesões ou cirurgias, e para quem busca recuperar o controle abdominal após a gravidez.
Princesa de bateria da Acadêmicos do Tatuapé, Vivian Cristinelle
Adilson Marques / Edu Graboski / Divulgação
Após colar tapa-sexo com supercola e ser hospitalizada, musa da 3° Milênio diz não querer repetir erro