Mancha Verde é derrotada pela Pérola Negra e segue no Grupo de Acesso pelo 2° ano consecutivo
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Diretoria da Mancha Verde durante apuração do Grupo de Acesso 1
Rodrigo Rodrigues/g1
A escola de samba Mancha Verde foi derrotada pela Pérola Negra nesta terça-feira (17) e permanecerá no Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo pelo segundo ano consecutivo.
Fundada pela principal torcida organizada do Palmeiras, a agremiação levou ao Sambódromo do Anhembi, no domingo (15), o samba-enredo “Pelas mãos do mensageiro do Axé, a lição de Odu Obará: a humildade”, reedição do desfile apresentado em 2012. A escola foi a quarta a entrar na avenida.
O enredo revisitou a lenda iorubá de Odu Obará, destacando a superação e a humildade como caminhos para o sucesso. O samba foi assinado por Fredy Vianna, Armênio Poesia e Chanel.
A campeã do Grupo de Acesso 1 foi a Acadêmicos do Tucuruvi, que garantiu vaga no Grupo Especial em 2027 ao lado da vice-campeã, Pérola Negra.
Mancha Verde e Pérola Negra terminaram empatadas na vice-liderança. No entanto, a escola da Vila Leopoldina ficou com o troféu de vice-campeã no primeiro critério de desempate — a soma das notas descartadas. Nesse quesito, a Pérola Negra somou 89,2 pontos, contra 89 da Mancha Verde.
Acadêmicos do Tucuruvi comemora título de campeã do Carnaval de SP
A escola de samba Mancha Verde desfila pelo Grupo de Acesso I do Carnaval de São Paulo 2026, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, na madrugada desta segunda-feira, 16.
PETER LEONE/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO