Idoso é autuado após denúncia e Guarda Ambiental resgata 55 aves silvestres em Valinhos
22/12/2025
(Foto: Reprodução) Guarda apreende 55 aves silvestres em garagem de Valinhos; pássaros estavam em risco de vida, diz GCM
Divulgação/GCM de Valinhos
Uma denúncia anônima terminou com um idoso detido e autuado por manter 55 pássaros silvestres, incluindo espécies em risco de extinção, na garagem de um imóvel no Jardim América 2, em Valinhos (SP).
De acordo com a Guarda Civil Ambiental, as gaiolas eram mantidas debaixo de um telhado de amianto, sendo que a temperatura elevada poderia levar as aves à morte.
A apreensão ocorreu no domingo (21), mas foi divulgada pela corporação nesta segunda (22). O homem de 62 anos receberá uma multa de R$ 6,5 mil.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a corporação, entre os pássaros apreendidos estavam curiós e bicudos. Algumas das aves, inclusive, apresentavam lesões e anilhas falsificadas.
"Vale ressaltar que de acordo com o sistema do IBama e de órgãos ambientais estaduais para o controle e monitoramento da criação amadora de aves silvestres nativas do Brasil, as anilhas só devem ser colocadas em aves filhotes de no máximo oito dias de vida", explicou, em nota, o inspetor Bastos.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Guarda apreende 55 aves silvestres em garagem de Valinhos; pássaros estavam em risco de vida, diz GCM
Divulgação/GCM de Valinhos
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.