Guarda municipal é filmado agredindo paciente em UPA no litoral de SP; VÍDEO
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Guarda municipal é filmado agredindo paciente em UPA no litoral de SP
Um guarda municipal foi filmado agredindo um paciente de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Guarujá, no litoral de São Paulo. O vídeo, que circula nas redes sociais, causou revolta em moradores (assista acima). O caso é apurado por meio da Corregedoria da Guarda Civil Municipal (GCM).
Segundo a Prefeitura de Guarujá, a direção da UPA de Vicente de Carvalho havia solicitado reforço da GCM para contenção do paciente, que estava alterado, xingando e ameaçando funcionários do local, no dia 6 de fevereiro. Os agentes foram enviados para a unidade de saúde, onde foram afrontados pelo paciente. O motivo do homem estar alterado não foi informado.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a administração municipal, os guardas precisaram usar de “força moderada” para conter o homem, “que apresentava alteração de comportamento e proferiu ameaças de morte”.
Nas imagens, é possível ver o momento em que o agente empurrou o paciente contra a parede. “Está me ameaçando?”, questionou o guarda. Em seguida, ele desferiu dois tapas no rosto do homem, fazendo o boné dele cair no chão.
No vídeo ainda é possível ver que o outro agente estava por perto e interveio segurando o homem e ordenando que ele colocasse as mãos na cabeça. As imagens ainda mostram uma outra testemunha que tentou apartar a briga.
Paciente foi agredido por guarda municipal em Guarujá
Reprodução
O que diz a prefeitura?
Em nota, a prefeitura afirmou que, após se acalmar, o paciente passou por exame de radiografia e foi encaminhado ao Hospital Santo Amaro.
Segundo a administração municipal, a Corregedoria da GCM foi acionada e instaurou um procedimento de apuração dos fatos. Sendo assim, as partes serão ouvidas e as imagens serão analisadas.
“A Prefeitura de Guarujá reforça que os agentes da GCM passam por constantes treinamentos para aperfeiçoar o atendimento prestado no patrulhamento das ruas”.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos